26 de maio de 2011

Os Pequenos Sinais de Deus

A Parábola da Hierarquia

Certa feita estava cansado e desanimado,acordei sedo como de costume e fui a Santa Missa, saindo de lá subi para faculdade mui desanimado e chateado, foi então que tive a primeira aula de anatomia, estudei o corpo de um defunto, isso não teve importância alguma, apesar de ser uma coisa meio rara de eu fazer.Bom terminando a aula tivemos um breve intervalo e a professora mandou que todos os alunos fossem para a quadra dos fundos.
Chegando lá iniciou-se a aula de recreação, e ela começou a passar uma série de jogos e brincadeiras, e uma delas me chamou muito a atenção...
Na primeira brincadeira fiquei muito animado,era uma brincadeira de correr, mas logo começou a ficar sem graça e de novo desanimei.
Foi então que ela passou uma brincadeira que ainda não tinha nome, ela explicou como seria, a professora separou todos os alunos da classe em 2 turmas, deu mais ou menos 2 turmas com 15 alunos cada, e ela colocou cada uma em um canto da quadra se posicionou no meio e disse:
- Quem falar eu primeiro nos grupos, quem fala eu ?
Então pensei comigo, jamais falarei, vai sobrar para mim, e estou cansado nada nunca muda, vou ficar na minha...
Foi então que a pessoa que estava a minha direita disse:
-“Eu”!
E aconteceu também assim com 1 pessoa do outro grupo, a professora disse:
Bom, agora que 1 pessoa de cada grupo já falou vou explicar:
Os 2 alunos que falaram “Eu”, são os Presidentes, e sua direita em diante serão colocados cargos para as pessoas...
Então começou-se a dividir os cargos, Presidente, Vice-Presidente, Coordenador Geral, Acessora, Doutor,Mestrado, Bacharel, Universitário, Ensino Médio, Ensino Fundamental, Ensino Fundamental, Pré infantil, Fraldão, Xixi e por fim o “ Coco”.
Diante de tudo isso como eu disse eu estava na esquerda do presidente, e eu fui o “Coco”, todos então começaram a debochar de mim, e a brincadeira funcionava da seguinte forma:
Se uma pessoa que está em um cargo mais elevado chamar a sua atenção você deve levantar e falar uma frase (que é explicada no inicio da brincadeira , não me lembro ao certo),e quando você fala ai é a sua vez de falar ou com alguém de um nível inferior ao seu ou superior.O detalhe é que quando uma pessoa de um nível inferior falar com uma de superior se esta se levantar para responder a pergunta ela é rebaixada a “Coco”.
Então era necessário vigiar constantemente a sua conduta e as que se aproximavam de você, o jogo foi passando e algumas pessoas erraram e fui promovido,de “Coco”, para Xixi para Fraldão, e assim por diante, só que chegou a minha vez fui provado falaram de mim uma pessoa que estava em um posto inferior, e eu esqueci e levantei, virei “Coco” de novo, e desanimei completamente da brincadeira pois já estava no Ensino Infantil e tinha voltado ao “Coco”, queria parar de brincar imediatamente, mais fui forçado a continuar senão além de “Coco”, seria um "Bebe Chorão"...
E novamente fui promovido para Ensino Médio, animei para brincar e o “Mundo da voltas “, novamente cai e voltei a ser o “Coco”.
Foi então que percebi que Deus estava falando comigo através daquela simples brincadeira, comecei a caminhar com zelo naquele instante, fui subindo de posição e vigiando, prestando a atenção constantemente no que se aproximava para falar algo.
E algumas vezes fui prudente e lancei a frase nas mãos daqueles que estavam em um nível maior do que o meu, eles erraram e eu fui promovido para “Doutor”,foi então que pensei comigo:
- Eu era apenas um “Coco”, ninguém dava nada para mim, eu era motivo de deboche e hoje sou um Doutor, olha onde o Senhor me levou, e após alguns minutos a brincadeira acabou.

MORAL DA HISTÓRIA

Muitas vezes na vida estamos no fundo do posso, somos vistos por todos como um “Coco”, até nos acomodamos e acostumamos com essa realidade,e ficamos cegos e acostumamos com o “Arroz e Feijão” que nos são oferecidos, ao passo que Deus tem grandes manjares para nós saborearmos.
È necessário lutar, mesmo quando tudo estiver perdido lembre;

"Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido"(Lucas 19:10).
È necessário após levantar-mos  de uma dura queda, termos uma mudança de vida radical buscando uma mudança absoluta, e vigiar cada passo para que não caia-mos nos mesmos erros.Pois o Senhor tem e quer o melhor para nós, basta acreditar e perseverar.

                                                                                       

                                                                                                                           
Yuri Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário